As estatísticas são animadoras!
02:56:00Rio de LeituraQuando iniciado o projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" inicialmente, a equipe objetivou fazer um levantamento real da situação das escolas no município. Tomamos como ponto de partida quatro eixos: espaço, mediação, acervo e gestão que nos serviram de instrumento para análise das escolas da rede. Assim, foram verificadas as características e demandas, da estrutura física à pedagógica. Das instituições que integravam o projeto, apenas 10% tinham seu espaço de leitura, porém em trabalhos desarticulados e sem intencionalidade clara.
Hoje celebramos as estatísticas invertidas, com 89% de nossas escolas estarem devidamente equipadas nos seus espaços de leitura. Nosso “rio”, em curso firme e constante, tem seu fluxo alargado.
A Escola Municipal Luiz Maranhão Filho inaugura sua biblioteca escolar, neste último dia 05 de outubro, instituição integrante do projeto há apenas nove meses. O conhecido poeta cordelista, vice-presidente da Academia de Letras de Parnamirim/RN e membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA) - José Acaci - eterniza seu nome em lugar muito especial.
De ficar pior
Um livro em libras
Pra enxergar melhor
Aprovo
Aprendi
E provo
(...)
Eu também sou personagem
Muso e inspiração
Te leio em cada página
Letra palavra
Na mente o que há de vicejar
O livro colhe
E a gente escolhe
Em que entrelinhas quer trilhar
1 comentários
Que essas ações sejam oportunizadas para os alunos do turno noturno, mas é de conhecimento de todos que fazem a escola no turno noturno que fecharão o turno porque dá prejuízo. Que pensamento é esse num país tão carente de educação? A frase na faixa azul da biblioteca diz a verdade livros mudam as pessoas, mas a falta de livros também, basta ver o crescimento do número de presídios no Brasil. Vale a pena manter uma escola com poucos alunos ou vale a pena manter presídios superlotados?
ResponderExcluir