No caminho...

05:38:00Rio de Leitura


          Impossível falar do caminho necessário a partir da formação do professor. O professor mediador de leitura é o grande agente dentro de uma instituição escolar, no que tange a gestão dos projetos de leitura e a promoção desta no processo educacional.
 
         Apesar das pedras pertinentes ao caminho, que Drummond anteriormente nos alertou, Parnamirim, passo a passo, persevera ao insistir na necessidade da formação contínua deste profissional. Aliás, nesse caminho de formação de leitores, nesse rio, tem cardos e pedras, mas também tem flores mil.
 
         Entendendo que o tema ‘leitura’ não circunscreve apenas à área educacional, mas é assunto pessoal e político, social, histórico, investimos na conscientização deste especialista que, mais do que nunca, necessita estar cada vez mais engajado com a causa.
 
         Nesta última terça-feira, dia 25 de setembro, “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” realizou sua formação  envolvendo 56 especialistas, tendo como um dos referenciais teóricos material distribuído pelo Governo de São Paulo, o Caderno Orientador para ambientes de leitura  “Leitura ao Pé da Letra”, carinhosamente presenteado pela Profª Claudia Santa Rosa. Divididos em grupos, os professores puderam aprofundar seus conhecimentos e dividir experiências sobre o tripé que sedimenta o projeto, a saber: espaço, acervo e mediação de leitura.  Um outro momento importante foi o planejamento de ações referentes a Semana Nacional da Leitura, incluindo o Ato Literário realizado por crianças no dia 10 de outubro, a participação no Encontro de Escritores, entre outras atividades.
 
         O caminho, mais uma vez, realizado. Ainda o percorreremos muitas outras vezes para chegarmos ao fim que almejamos.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato