Um Por Todos e Todos por um Rio Grande do Norte de Leitores

08:45:00Rio de Leitura



        Como disse Paulo Leminski: "Nesta vida, pode-se aprender três coisas de uma criança: estar sempre alegre, nunca ficar inativo e chorar com força por tudo o que se quer".  E quem disse que o livro também não possui essa capacidade de trazer contentamento, energia e choro?
Tais emoções foram vivenciadas durante o 2º Ato por um RN de Leitores, neste último dia 10, em ação promovida pelo IDE e Instituto C&A, movimento em que Parnamirim teve reconhecida participação.  

Na coordenação da mesa, a aluna Camille Kirly, da Escola Municipal Cicero Melo, leu um trecho da obra "Declaração dos Direitos Humanos", adaptado por Ruth Rocha e, em analogia, citou o fato de também estarmos juntos e afinados para defender a escola gratuita e de qualidade, lembrando que, para que uma instituição funcione a contento, faz-se necessário uma biblioteca com acervo de qualidade, um espaço adequado e um professor-leitor que encante os seus.


  A primeira apresentação literária foi a da aluna Izabela Lourenço, da Escola Municipal Jussier Santos.  Aplaudida de pé, Izabela encantou a todos com a poesia "Cante lá que eu canto cá" de Patativa do Assaré, reivindicando que as crianças que vivem afastadas da cidade também tenham o direito ao acesso ao livro.




O "Embaixador Cortez da Leitura", o aluno Jefferson Leonardo, da Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, se apresentou como uma criança-leitora e narrou suas experiências exitosas de mediação de leitura.



A Escola Municipal Rubens Lemos apresentou a obra "O Pássaro Cativo" de Olavo Bilac: uma excelente reflexão a respeito da liberdade, tão necessária aos dias atuais.


O desafio, diante de um passado histórico ligado a não-leitura é grande, mas que, só será vencido, se governo e sociedade se unirem, de fato, nesta luta, com toda a força, coragem e convicção.  A promoção da leitura é responsabilidade do Governo, mas também deve fazer parte de um grande esforço social, onde acontece não apenas dentro das instituições escolares, mas chega à família, as associações comunitárias, às igrejas, ao trabalho, a comunidade em geral. O projeto "Parnamirim um rio que flui para o mar da leitura" é uma das vozes que brada:

"Um por todos e todos por um Rio Grande do Norte de Leitores!"

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato