Patativa e Acaci presentes na Escola Municipal João Gomes

13:11:00Rio de Leitura


          Ao longo da últimas décadas, mudou bastante a realidade do povo nordestino, porém o teor da literatura de cordel ainda é o mesmo: o tom matuto ainda está bastante presente nos versos, as crenças ainda bem lembradas no diálogo do sertanejo, os dilemas cotidianos, o amor à terra natal, enfim, são temas recorrentes neste tipo de literatura.

          A Escola Municipal João Gomes celebrou, na tarde deste dia 25 de novembro de 2013, o gênero.  Dois convidados mais que especiais deram o tom da festa: o saudoso Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, e o atuante Vice-Presidente da Academia de Letras de Parnamirim/RN e poeta cordelista José Acaci.

A apresentação de José Acaci

Aluna lê Patativa do Assaré

          O primeiro, na ‘pele’ de um aluno, entrevistou o professor que já possui mais de sessenta folhetos de literatura de cordel: “ Poeta niversitário, poeta de cademia, de rico vocabularo, pegue sua viola, cante lá que eu canto cá”.  E cantaram!  E foram lidos!



Patativa presente para a entrevista com Acaci
  
Os cordéis expostos

          Os alunos, de 6º ao 9º ano, desta nova geração, tiveram a oportunidade de apreciar a riqueza e expressividade do conto poético popular através de iniciativas como essa.  Parabéns a Escola Municipal João Gomes!

Você também pode gostar de

1 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato