Um Por Todos e Todos por um Brasil de Leitores

18:48:00Rio de Leitura


          Não há quem não conheça a famosa frase da obra de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros:  “Um por Todos e Todos por Um!”

          A obra do romancista francês - que vale a pena ser lida - traz o lema dos personagens Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan que, a despeito das lutas, mantiveram-se leais uns aos outros.

          No conhecido clássico da literatura francesa, há um imperativo estratégico coletivo que surgiu diante de um problema – ou vários deles – e serviu como inspiração para o coordenador do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, Volnei Canônica, também diante de uma adversidade que assola o nosso país: o problema da não leitura.

          “Um por Todos e Todos por um País de Leitores” convoca protagonistas, assim como transparece em uma das obras francesas mais lidas no mundo, a despeito dos duelos, intrigas políticas, 'raptos' e e intrigas que configuram o quadro do nosso Brasil.

         Como um grito de guerra, com as 'espadas' a punho, personagens de Natal, da Bahia, do Pará, do Maranhão, de Recife, João Pessoa e do Ceará bradaram o lema dos Mosqueteiros no Encontro Regional, em Fortaleza, entre os dias 5 a 9 de maio de 2014.




          “Todos por um Brasil de Leitores” é um dos maiores desafios que se deposita para estes – e para outros mais; exigirá dedicação, comprometimento e um esforço conjunto através de um provocante movimento para transformar o Brasil em um país de leitores.

           Dentre os inúmeros combatentes brasileiros que lutam por esta nobre causa, estamos nós.  Que esse brado reverbere em todos os demais quinhões de nosso Brasil. Veja o nosso grito aqui!


Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato