Mediadores de leitura, em Parnamirim, recebem programa de formação consistente
16:29:00Rio de Leitura
O projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” entende a necessidade de mediadores de leitura capacitados, competentes nas diferentes perspectivas e igualmente comprometidos. A partir dessa premissa, o projeto tem se envolvido, desde o ano de 2010, em um espiral de uma formação constante.
Afinal de contas, o que é uma mediação de leitura? Uma situação em que duas ou mais pessoas estabelecem uma relação por meio da leitura de histórias e do contato com os livros de literatura. Ora, se a leitura de um texto é infinita, imorredoura também deve ser a formação destes profissionais.
Foram estas as oportunidades ofertadas:
1º. Iniciamos o ano de 2014, com a formação oferecida, no dia 18 de fevereiro de 2014, durante a Semana Pedagógica de Parnamirim, com a bibliotecária e documentalista do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Maria de Lourdes Teixeira da Silva, para uma formação básica sobre Processamento Técnico, Noções de Catalogação e Classificação de acervo.
2º. No dia 2 de abril de 2014, recebemos a escritora e também professora doutora em Literatura Comparada pelo programa em Estudos da Linguagem da UFRN, Ana Santana, com o tema "Redes e Rios: Caminhos para Navegar Leituras". Com um considerável número de participantes no Auditório Vinicius de Medeiros, os mediadores de leitura e coordenadores ligados ao projeto, oficializaram parceria com o "Coletivo Canto de Página", de forma que, ainda mais, se integrem escola, comunidade e universidade.
3º. Em junho de 2014, especificamente no dia 15, aconteceu o Sarau “Artes e Ofícios: um Sarau de Aprendizes para Mestres”. Sim, tratou-se de uma formação, uma vez que este deva ser um comportamento leitor que merece ser apurado. O evento homenageou 16 (dezesseis) profissionais que se destacam em diferentes atividades em Parnamirim, e aconteceu em alusão ao Dia do Trabalho.
Com o maior número de mediadores que essa cidade já conheceu, Parnamirim avança na direção de consolidar nosso município na formação de leitores.
0 comentários