Uma Ideia Super Especial!

17:24:00Rio de Leitura


Fonte: www.noo.com.br, acessado em 02 de junho de 2014.



          “A inspiração poética é um delírio equilibrado (mas sempre um delírio)”, disse Fernando Pessoa. “A poesia não se entrega a quem a define”, disse Mario Quintana. Já nosso poeta maior Drummond assim nos iluminou: “Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever/ No entanto ele está cá dentro inquieto vivo/ Ele está cá dentro e não quer sair/ Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira”.

          São infindas as definições e citações de autores sobre a poesia, o ato de escrever poesia e poesias sobre a poesia. Porém melhor do que falar sobre a poesia e discorrer horas sobre essa arte milenar de desdobrar sentimentos em versos é propriamente escrevê-los, ou ainda, declamá-los, da forma e do jeito que bem entendemos e do jeito que eles nos tocam e nos multiplicam sentimentos, sensações, agonias, amores, dores, alegrias, lembranças e angústias. É trazendo essa louvável proposta de homenagear a poesia e os sentimentos que ela carrega para cada um que nasceu o Toda Poesia, idealizado por jovens apaixonados por poesia como Clarissa Braga, Guilherme L. Pina, Diego González e Thiago Lucas. Nele, pessoas comuns declamam poemas ou textos que têm um significado especial para si diante de uma câmera. Simples e belo. Muitos vídeos já foram publicados e muitos outros estão a caminho, todos compartilhados no Facebook de pessoas das mais diversas unidas pela beleza da poesia e de como ela lhes toca, seja lendo, declamando ou interpretando diante das câmeras.

          Os vídeos são sempre gravados nas casas ou prédios dos próprios idealizadores do projeto, com um fundo preto, câmera ligada, som, banquinho e pronto. Toda essa simplicidade, de às vezes ser até gravado no play, é que talvez dê um tempero e uma graça a mais ao projeto ao desmistificar de certa forma a poesia, tirando-a de seu pedestal e trazendo-a para mais próximo dos leitores (no caso, espectadores).

          Lembrando que poemas de autoria própria também valem. Se quiser participar, mande um e-mail para projetotodapoesia@gmail.com com o seu poema/texto predileto e poeme-se também!

Confira o projeto e todos os vídeos aqui. 



Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato