Parnamirim, em jornada, leva seus mediadores a Flipipa

17:33:00Rio de Leitura


          O consagrado crítico literário e professor de literatura Antônio Candido define a leitura com uma necessidade. Sim! Uma necessidade! Palavra que se associa à ideia de prioridade, primazia, de preferência.

          É com essa crença que o Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” estimula sua equipe de mediadores de leitura a experimentarem essa necessidade por ler obras literárias e a que desenvolvam sua inquietude por viajar na leitura. 


          A fim de buscar as doses de ficção e poesia de que sentimos necessidade, cerca de 50 mediadores de leitura visitaram a Flipipa - Festival Literário da Pipa, no dia 7 de agosto de 2014, litoral sul do Estado do Rio Grande do Norte.


          Viajamos 60 quilômetros, de Parnamirim a Tibau do Sul e não paramos por lá!  Ainda outros milhares foram percorridos.  

          Primeiro, chegamos a João Pessoa, revisitando a obra de Ariano Suassuna "Torturas de um Coração ou em Boca Fechada não entra Mosquito"; depois, a Secretária de Educação de Parnamirim, Vandilma de Oliveira nos conduziu às terras cariocas, através do poema de Vinicius de Morais.  Ao sabor das correntes, adentramos em terras ucranianas, relembrando Clarice Lispector na voz de José de Castro.  Em comboio, regressamos ao interior de Minas, à cidade de Papagaios e lemos Bartolomeu Campos de Queirós, na doce voz de Salizete Freire.  O professor Geraldo Ribeiro Tavares quase nos reconduzia à Parnamirim, com um poema de sua autoria, mas a mediadora de leitura Anizia Gomes, em breve jornada, nos fez regressar ao Rio de Janeiro, com Casimiro de Abreu.  Como bons peregrinos, voltamos cantando o paulistano Toquinho, satisfeitos pelo itinerário percorrido.

          Um aprazível e eterno trajeto e, nele, Parnamirim deleita-se nas belezas e enigmas desse gigante universo da literatura!  


Cia Cênica Ventura apresenta a obra de Suassuna

Vandilma de Oliveira apresenta poema de Vinicius de Morais

José de Castro nos conduz
Salizete Freire nos leva ao interior

Aqueles que conosco jornadeiam

Peregrinos literários

Você também pode gostar de

6 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato