O Pequeno Príncipe no Rio Pequeno

15:32:00Rio de Leitura

          Um país jovem que tem graves distorções com seus valores no que diz respeito a preservação de suas histórias.  Assim é o Brasil.  Não há, em nós, o habito de cultuar e preservar o passado.  Visitar museus, por exemplo, é uma das atividades culturais que o Projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" tem insistido em estimular.

          Em Natal, conta-se, porém não com certeza, que Saint-Exupèry – o autor do clássico “O Pequeno Príncipe” -  teria feito aqui os desenhos do seu livro mais famoso.  E, o escritor e advogado Diógenes da Cunha Lima, devido à representatividade da importância do livro em sua história, iniciou uma coletânea de livros e objetos relacionados ao tema, tão fascinante.  Durante o l Congresso Estadual do Justiça e Escola que reuniu 18 municípios do Estado do Rio Grande do Norte, o aficcionado pela obra, generosamente, emprestou sua coleção para a contemplação do acervo: souvenirs colecionados em viagens pelo mundo e livros raros e traduzidos em várias línguas.  

          Crianças da Escola Municipal Íris de Almeida, que participaram de um projeto específico com a obra e a leram durante o ano de 2014, estavam lá a ofertar leitura de trechos do clássico.  Nos dias 26 e 27 de outubro de 2014, meninos e meninas leitores, capitaneados pela mediadora de leitura Francilene Nunes, tiveram o privilégio, também, de, pela segunda vez, visitarem a coleção.  






          E enquanto acontecia a leitura, meninos e meninas do Programa Mais Educação encenaram, belamente, a peça teatral "Cartas para Antoine", texto escrito pelo Profº Neemias Damasceno.  Também recebemos visitas ilustres e curiosas de professores e juristas leitores, além da Profª Vandilma de Oliveira, secretária de educação do município e da Profª Claudia Santa Rosa, coordenadora do IDE.
          

          Parabéns ao grande ícone da literatura potiguar, Diógenes da Cunha Lima, por preservar a história e o valor de um grande clássico.  Parabéns, também, por sua generosidade em dispor seus arquivos. Crianças e adultos agradecem.



Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato