Parnamirim sedia o Congresso Justiça e Escola: nada mais justo que expor o Projeto!

01:16:00Rio de Leitura

          Nos dias 26 e 27 de novembro deste, Parnamirim sediou o l Congresso Justiça e Escola com a participação de 22 (vinte e dois) municípios, através de seus representantes – prefeitos, secretários e professores – no Cine Teatro Paulo Barbosa.

          
           A importância de um evento desse para nossa terra é capital, visto que trata-se de um reunião de um público estimado de 500 (quinhentas) pessoas vindas das cidades de Natal, Ceará-Mirim, Assú, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Alto do Rodrigues, Pau dos Ferros, Itajá, São Tomé, Tangará, Nova Cruz, Afonso Bezerra, Maxaranguape, Vera Cruz, Serra Caiada, Macaíba, Santana do Matos, Monte Alegre, Santa Cruz. 


          Na área verde do Teatro, no Parque Aluísio Alves, a ideia era que cada município trouxesse uma exposição do que a sua região estava trabalhando a partir do tema. O Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, então, tinha uma enorme responsabilidade a enfrentar.  Centenas de congressistas viriam para apreciar, serem inspirados e conduzidos à reflexão.  

          Enquanto o evento se inaugurava e as horas percorriam, visitantes curiosos e interessados visitavam nosso estande, conhecendo o trabalho dos cordelistas Francisco Martins e José Acaci e ouvindo as leituras feitas pelas personagens Emília e Branca de Neve, interpretadas pelas mediadoras de leitura Maria do Céu e Lilian Rufino, em um espaço que reproduzia uma sala de leitura, cuidadosamente organizado pelo mediador de leitura Sérgio Oliveira, sob a coordenação da Profª Maria Eugenia Furtado.  Também, entre um painel e outro, as alunas Débora Oliveira e Isabela Lourenço apresentaram o cordel sobre o assunto, de autoria de José Acaci e crianças da Escola Municipal José Fernandes, organizadas pela mediadora Serjane Marques, vestidas com os personagens dos contos de fadas, completavam o ambiente.  Enfim... a literatura esteve presente em todos os momentos.




           De nossa parte ficou a sensação de missão cumprida, ante a honrosa oportunidade que nos foi dada de colaborar, ainda que modestamente, neste Congresso.  Que Parnamirim sirva de inspiração aos municípios norte rio-grandenses. 

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato