Formação densa é oportunizada aos mediadores de leitura de Parnamirim

07:55:00Rio de Leitura

          Ser mediador de leitura, ninguém duvida, não é nada fácil. Enfrentar o desafio de um passado não leitor em nosso país exige uma grande dose de coragem e muito trabalho. O ato de promover a leitura, em uma escola pública de Parnamirim hoje exige uma disposição para dar vida aos livros que, outrora, estavam empoeirados nas estantes. 

          Apesar das dificuldades, o Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” coleciona grandes vitórias em 2014.  O que faz toda uma diferença foi a formação ofertada, de forma contínua e com acompanhamento da prática.

As oportunidades de formação foram as seguintes no segundo semestre:

1. Em 25 de Julho de 2014, o ‘Cultura SESC’ trouxe o bibliotecário da Biblioteca Zila Mamede (UFRN), Raimundo Muniz, para a formação de mediadores; e a escritora potiguar Salizete Freire participou de um bate-papo com professores, mediadores de leitura e alunos da Educação de Jovens e Adultos. 




2. Nos dias 25 e 26 de Agosto de 2014, o 8º Seminário Prazer em Ler reuniu 250 professores ligados ao projeto para debater a promoção da leitura no Estado do Rio Grande do Norte.  Nossa maior e mais densa formação anual.




3. No dia 13 de agosto de 2014, dentro da Semana do Estudante, aconteceu o Sarau “Coração de Estudante”, com apresentações literárias durante todo o dia.



4. No dia 7 de agosto de 2014, cerca de 50 mediadores de leitura visitaram a Flipipa - Festival Literário da Pipa, litoral sul do Estado do Rio Grande do Norte, quando revisitamos a obra de Ariano Suassuna "Torturas de um Coração ou em Boca Fechada não entra Mosquito".



5.  Nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2014, uniram-se, então, escritores e amantes da escrita literária na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras para o VI Encontro Potiguar de Escritores (VI EPE) quando ocorreu o 2º Fórum Potiguar do livro, da leitura e das bibliotecas.




6. No dia 23 de outubro de 2014, nosso município foi representado pelo Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” durante o evento “O RN quer ler mais” na XX CIENTEC, na UFRN.



7. No dia 21 de outubro de 2014, fomos ao encontro do escritor infanto-juvenil mais vendido no Brasil, Pedro Bandeira,durante a 20ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura/2014 (CIENTEC).  O projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” estava lá, através de alguns de seus representantes para ver e ouvir o escritor que ministrou a conferência “Ler para Ser” no auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



8. Ns dias 16 e 17 de outubro de 2014, os mediadores de leitura de nossa cidade foram honrados com um passeio especial ao Museu das Xícaras, em alusão ao Dia do Professor.  Uma degustação de cafés foi ofertada pelo Café Santa Clara para aqueles que se apresentam a semear livros e provocar o livre pensamento.  



9. No dia 15 de outubro de 2014, o projeto preparou um passeio para a celebração do Dia do Professor: fomos a Olinda e ao Instituto Brennand, em Recife.  



10. A formação do mês de outubro destinada aos mediadores de leitura das escolas de Parnamirim, ocorrida neste último dia 1º de outubro, trouxe, como uma de suas pautas, a apresentação dos gráficos resultantes da pesquisa realizada nas bibliotecas escolares.



11. Mediadores de leitura foram ao Teatro Municipal de Parnamirim, no dia 11 de dezembro de 2014, para assistir o espetáculo teatral "Cartas para Antonier", baseado na obra "O Pequeno Príncipe", de Exupery, e receberam das mãos da Secretária de Educação, Vandilma de Oliveira, uma agenda com poemas de escritores locais e fotos de crianças em situação de leitura
         


          A dedicação à promoção da leitura em nossa cidade não tem sido tarefa fácil, mas acreditamos ser fundamental para concretizar a sociedade que queremos.  O mediador de leitura precisa tomar consciência de que esse processo de formação continuada se tornará presente ao longo de toda a sua vida profissional e o Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”  muito contribuem com esse intento e consolidar o título nacional que conquistamos como “Município Leitor”.   

Para visualizar a formação oferecida no primeiro semestre, acesse aqui.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato