Claudia Santa Rosa abre a formação do ano letivo de 2015 para os mediadores de leitura de Parnamirim

09:55:00Rio de Leitura

          Ninguém nasce leitor, tal qual aprendemos a falar, erguer-se, escrever, também nos tornarmos leitores. Os pais são potenciais facilitadores no processo formativo do leitor, porém, se ainda não são dados à leitura, nem tudo está perdido.

          O sujeito não leitor precisa ser acordado, assim como a Bela Adormecida de Perrault, através do encanto e do prazer que a leitura proporciona.  Os encontros de formação oferecidos pelo Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” desde o ano de 2010 são uma oportunidade para fazer suscitar em nossos mediadores de leitura e em nossos pequenos o desejo por ler.

          Pois bem.  Iniciou-se, no dia 27 de fevereiro de 2015, a formação continuada dos mediadores de leitura.  A primeira aconteceu sob a articulação da Profª Drª Claudia Santa Rosa, coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), que narrou sua trajetória profissional, relembrou suas primeiras leituras mediadas por sua mãe e sua sábia escolha pela docência.  Memórias regadas por citações de Bartolomeu Campos de Queirós e Antônio Cândido e a leitura de "O Amor é Vermelho", de Suzana Vargas.  Em seu discurso, Claudia também afirmou que a leitura é condição para ser e que foi a literatura a responsável pelo empoderamento em sua carreira.  



          Uma manhã agradável e esclarecedora.  Um discurso leve, a despeito do tema, que é profundo e necessário.  Uma abordagem com forte embasamento teórico e exemplos possíveis de uma professora titulada que não foge do desafio da educação pública. 

         Na oportunidade, também foram apresentados os articuladores dos polos e a Profª Simone Leite falou da inserção do Ensino Infantil no Projeto Rio de Leitura.  

          A todos que desejam fazer de Parnamirim uma cidade de leitores. um Feliz Ano letivo de 2015 regados de boas leituras!



          

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato