Encontro Nacional do Prazer em Ler acontece na Bahia

14:52:00Rio de Leitura

  
 "Disfarça, tem gente olhando.
Uns, olham pro alto,
    cometas, luas, galáxias.
Outros, olham de banda,
    lunetas, luares, sintaxes.
De frente ou de lado,
    sempre tem gente olhando,
olhando ou sendo olhado.

    Outros olham para baixo,
procurando algum vestígio
    do tempo que a gente acha,
em busca do espaço perdido.
     Raros olham para dentro,
já que dentro não tem nada.
     Apenas um peso imenso,
a alma, esse conto de fada."
 Paulo Leminski

          Foi o poema "Rumo ao Sumo", do poeta curitibano lido por Volnei Canônica que, na semana que se celebra o Dia Nacional da Poesia, abriu o Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler (2015).  A proposta é debater questões sobre a leitura e o livro, o papel das bibliotecas e as políticas públicas voltadas para a questão, dentre outros temas pertinentes.  

          E, aqui, se encontram olhares de 120 leitores da Bahia, Ceará, Porto Alegre, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e, obviamente, Rio Grande do Norte, como profetizado por Leminski. Realidades tão distintas avizinhadas pela literatura.  Encontro especial: olhos nos olhos e olhos nos livros que tanto defendemos.  

         E, entre tantos sotaques, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) foi representado pelo membro da Diretoria Executiva, Maria Evânia, e pela assessora Angélica Vitalino neste encontro que foi sediado pela Bahia.  



          Quando o assunto é Lemisnki - ou outro poeta qualquer - as pupilas se dilatam e os olhares se voltam para este Brasil que desejamos: um país de leitores!




P.S. O programa Prazer em Ler do Instituto C&A foi criado em 2006, com o objetivo de promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura, por meio de ações continuadas e sustentáveis e de articulações com distintos agentes envolvidos com a leitura no Brasil.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato