Uma reflexão sobre a Literatura Marginal com os poetas Rodrigo Ciríaco e Sérgio Vaz
03:48:00Rio de Leitura Durante o Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler, conhecemos dois escritores, representantes legítimos da Literatura Marginal: Sérgio Vaz e Rodrigo Ciríaco, em um bate-papo coordenado por Beto Silva, assessor pedagógico do Programa do Instituto C&A. Ambos, impressionaram com suas performances literárias, comunicando sobre os problemas de onde vieram e com uma militância tão resistente quanto sua produção.
Sérgio Vaz é poeta e fundador do coletivo da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), onde acontecem os saraus que transformaram um bar da periferia de São Paulo em centro cultural. Compartilhou conosco sua trajetória e relembrou uma infância onde não faltava comida, nem livros adquiridos nos sebos. Jogava futebol de várzea e discutia 'Capitães de Areia'. Para atrair novos leitores, usa o lema de Leminski "Distraídos, venceremos".
Rodrigo Ciríaco é professor de História de uma escola pública de São Paulo e transformou suas experiências pedagógicas em um livro com composições de seus pupilos. Segundo o criador dos Mesqueteiros, os saraus acontecem com a poesia descendo do seu pedestal e beijando a comunidade. "Porventura algum aluno não goste de ler, mas, com certeza, apreciará a literatura", afirmou o escritor.
0 comentários