Convertendo a cultura da não leitura em Parnamirim. Viva o Cultura SESC!

06:05:00Rio de Leitura

          Países europeus, com índices de leitura bem mais animadores que os brasileiros, tem milênios de intimidade com o livro.  O nosso país não tem pouco mais de quinhentos anos.  Os Estados Unidos, como exemplo de uma outra realidade, começaram a ser colonizados um pouco antes do Brasil, mas tem números bem mais animadores.

          Qual a resposta pra isso?  Uma cultura que respeita a leitura!

          Transformar a cultura de um país é algo extremamente complexo e que só se desencadeia quando os envolvidos neste processo realmente a percebem como necessária e quando encontramos parceiros para dar conta de problemas graves como o da não leitura. 

          É o que estamos experimentando nos últimos anos em Parnamirim.  Através do esforço de cada mediador de leitura, temos vivido a experiência de converter a cultura da não leitura em nosso município. 

          É óbvio que não daremos conta disso sozinhos justificando, assim, o estabelecimento de parcerias.  Em 2015, mais uma vez, ocorre a parceria com o SESC: dessa vez a instituição beneficiada é a Escola Municipal Maria Francinete, com um contingente de 700 (setecentos) alunos, que pretendemos que se façam leitores com a cooperação do Cultura SESC.

A turma do matutino junto ao personagem de Exupéry
Presença da secretária Vandilma de Oliveira no evento
Na oportunidade, cada oficineiro recebeu uma Agenda do projeto das mãos da Secretária adjunta, Marizete Amorim
          Mudar a cultura.  Alterar as crenças de que o livro pode ser uma das delícias da vida. 

          Os meninos e meninas de Nova Parnamirim puderam viajar para o planeta B612 do Pequeno Príncipe, de Exupéry; experimentar a percussão com o oficineiro Carlos Magno; adentrar no mundo da xilogravura, com o cordelista José Acaci; brincar com o Palhaço Peteca; experimentar a Gibiteca, com a Turma da Mônica; dançar ao som de canções com Silvana Amália; "Cantar para não Desencantar", com o Profº Expedito, enfim. Que essa nova Cultura se faça de todas as bibliotecas escolares de Parnamirim.

         Que mais do que uma evolução em nossa cultura se faça!  Que haja uma revolução!  O SESC é nosso parceiro nessa luta! 

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato