Psicopedagogia e Biblioteconomia na formação dos mediadores de leitura

13:53:00Rio de Leitura

          Os desafios enfrentados no cotidiano dos mediadores de leitura de Parnamirim e de outra cidade qualquer, tem exigido esforços contínuos, no sentido de alcançar êxito na formação de leitores.

          Dada a complexidade da área, o Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” tem requerido a participação de profissionais com formação em outras áreas para contribuir com a causa.

         No último dia 27 de maio, aconteceu a última formação do primeiro semestre de 2015, na Escola Municipal Maria Francinete, em Nova Parnamirim.

          Como os saberes ligados a leitura são conhecimentos adquiridos na experiência e no conhecimento científico, faz-se necessário que nossos sentidos sejam refinados, para que este lugar – o da biblioteca escolar – seja um espaço do conhecimento intelectivo, mas também de um saber sensível.

          A psicopedagoga do SESC, Telma Pereira, trouxe um olhar no aspecto cognitivo: as sinapses, os neurotransmissores, os hemisférios, enfim.  "O que acontece com o cérebro quando a gente lê?" foi o título da sua oficina.  
       
A psicopedagoga Telma apresentando um livro

A homenagem do "Pequeno Príncipe" feita pelas mediadoras Vera Vilela e Mônica Bayer
          Na outra parte da formação, o cordelista Francisco Martins e o bibliotecário Lino Sapo lançaram seus livros e os autografaram para o público de oitenta professores.  Na oportunidade, Lino compartilhou sua bela história de vida junto aos livros e o caminho percorrido enquanto leitor e escritor.  

          A luta prossegue: que toda e qualquer escola deste pequeno rio compreenda o lugar e a importância da arte literária.

A experiência de Lino Sapo sendo compartilhada
Parte dos mediadores (Turno Vespertino)

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato