Lendo desde o colo: CMEIs de Parnamirim conhecem projeto vencedor em Natal

18:07:00Rio de Leitura

          Ninguém nasce leitor - isso sabemos -  e faz-se necessário aprender a gostar da leitura. Apresentar ao ser, ainda bebê, este objeto cultural que inaugurará a relação deste com a fantasia, com a arte, com as palavras e as imagens, é função da família.  Quando ela se ausenta ou falha, assume esta função a escola.

         O Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe, localizado na Praia do Meio, foi uma dentre as cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal a serem premiados no Concurso Escola de Leitores, do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, em parceria com o IDE, por apresentar os livros desde cedo aos bebês.

          No último dia 29 de julho, os gestores, mediadores de leitura e coordenadores dos CMEIS de Parnamirim que aderiram ao projeto, ou seja, os centros infantis Djanira da Mota, Ilson Santos, Lúcia Maria, Maria Dilma e Joanita Arruda foram conferir, de perto, o trabalho desenvolvido em Natal.




          E estávamos todas nós a aprender com as gestoras Ana Karla Freitas e Cecília Mafaldo, e a mediadora Nayra Brainer, nos ensinando sobre o cuidado com o espaço de leitura, o zelo com o tempo da leitura, repassando a preocupação com o acervo escolhido, a importância do mediador de leitura, enfim, e nos inspirando para aplicar em nosso espaços de leitura.

          Eles não sabem falar, ainda assim, leem o afeto, a presença e o acolhimento através da voz do mediador de leitura, por isso, o primeiro contato com a literatura deve se dar ainda no útero, e prosseguir em bibliotecas escolares, carinhosamente preparadas para estes futuros e promissores leitores. 




Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato