Vivas para o Estudante Leitor! Vivas para André Neves!

13:41:00Rio de Leitura

          O presente que o Projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" ofertou para o estudante leitor, alguns dias depois da celebração da data, é um poema que o emocionará para sempre, um conto de fadas para alimentar a sua fantasia, uma história de humor que o alegrará quando os dias sombrios forem, um romance que o moverá para viver a sua própria história.  
        
          O enredo do projeto traz, como presente, um escritor de literatura.  E ele carrega, em si, muitas histórias.  O presente é André Neves, aquele que já foi vencedor como escritor de melhor livro infantil em 2013. 



           O dia 19 de agosto de 2015 ficará na memória daqueles que estiveram presentes no Auditório Vinicius de Medeiros, e puderam ouvir um dos maiores escritores da atualidade. Com a presença da secretária de Educação, Vandilma de Oliveira, a coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Claudia Santa Rosa, uma centena de mediadores de leitura e outra centena de crianças - todos leitores - André respondeu às perguntas das crianças das Escolas Maria Saraiva, Eulina Augusta e do CMEI Ilson Santos, e compartilhou contos e crônicas de sua vida, de Recife a Porto Alegre, passando por todos os prêmios que já coleciona. Uma narrativa que contaremos para sempre!  




          Uma canção - uma ode de amor - composta pelos professores Neemias Damasceno e Júlio Lima, passeou por alguns dos personagens criados por André, foi entoada pelos professores que o homenagearam com seus livros nas mãos.  "Oba, Obax, acerte o Tom, com Lino e Margarida..."

           "Conteúdo a gente acessa pelo celular.  A literatura alimenta outras lacunas."  
"Escrever é algo que todo mundo aprende porque a escrita é um código. 
Faz-se necessário aprender a ler".


          E, como fazer a descrição do cenário?  Tarefa difícil: elementos aqui e ali lembravam das obras do também artista André.  

          Para que as crianças leitoras prossigam na sua saga literária, ganharam um livro de presente.  Para as bibliotecas escolares de Parnamirim avançarem vivas, dois volumes da "A Caligrafia de Dona Sofia" foram ofertadas.

          Há que se escrever uma epopeia para se guardar os feitos heroicos do povo deste rio!



                         

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato