Jovem Senador; Leitura Literária

A Leitura como um Elemento Imprescindível para o Mandato da Vida

07:54:00Rio de Leitura

          “A Leitura como um Elemento Imprescindível para o Mandato da Vida”.  Esse foi o título da conversa que tivemos com jovens finalistas de um concurso de redação de ordem nacional chamado "Jovem Senador", no último dia 16 de setembro de 2015.

          Era preciso que se entendesse que o sujeito que pretende desenvolver a capacidade de formar opiniões críticas e chegar a avaliações pessoais,  faz-se necessário ler, e ler por iniciativa própria. Lemos Bartolomeu Campos de Queirós, apresentamos Clarice Lispector, mediamos a leitura de Agnes de Lestrade, citamos Yolanda Reyes; todos os escritores e teóricos, em mandato, para fazer entender sobre a necessidade da literatura. Na oportunidade, o escritor Francisco Martins fez uma apresentação passeando pelos gêneros literários.

          Dezenas de estudantes e professores do ensino médio das escolas públicas estaduais estavam no Auditório Vinicius de Medeiros para receber o reconhecimento por parte da 2ª Dired, a convite da sua gestora, Rosires Paiva, e de toda a sua equipe técnica.  Presente, também, a coordenadora estadual Vera Reis que continua a cumprir sua missão com excelência.  Três destes leitores terão o nobre mandato de representar o povo potiguar em Brasília. Parabéns a todos pela iniciativa!






P.S.:  O Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. No Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para selecionar os melhores textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.  Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.  O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato