Literatura e primeira infância; Biblioteca escolar nos Centros Infantis; Ato Literário
"Quando o livro permite à criança a brincar, se colocar na história, recriar fantasias,
se subjetivar, ele é como um brinquedo. Isso porque o brinquedo é o primeiro objeto cultural introduzido na vida do bebê. Por meio do brinquedo, ele se comunica, interage com o meio ambiente e com os outros. E, por meio do livro, pode se colocar, pode imaginar, pode se divertir, pode compartilhar experiências com outras pessoas."
(Parreiras, Ninfa. Do Ventre ao Colo, do Som à Literatura.
Belo Horizonte: RHJ, 2012)
O estudo de dissertação de mestrado da escritora Ninfa Parreiras também foi assunto da reunião com mediadores de leitura, coordenadores e gestores dos cinco centros infantis que integra o Projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", neste último dia 9 de setembro deste, na sala de leitura do CMEI Maria Dilma.
Planejamos uma ação a ocorrer no mês da criança - outubro - com o foco sobre este 'brinquedo' tão precioso, que o faz de príncipe, de heroi, de bruxa, o livro, citado por Ninfa.
Um ato literário conduzido por crianças da educação infantil está por ocorrer. Continuamos a crer que a relação com os livros deve iniciar-se na primeira infância, com o salutar ritual da 'brincadeira' da mediação de leitura. O imaginário contido nas páginas dos livros infantis é uma das mais duradouras influências. E brincaremos para sempre!
0 comentários