Dia da Criança; Ato Literário; Educação Infantil; bibliotecas nos centros infantis;

Deixai vir a mim os pequeninos!

16:36:00Rio de Leitura

          “Deixai vir a mim os pequeninos” foi uma frase dita em um contexto social em que as crianças estavam em desvantagem.  Elas foram amadas, ouvidas, aproximadas por Jesus. 

          “Mais Respeito: eu sou Criança”: esse foi o tema do 1º Ato Literário conduzido por crianças da Educação Infantil de Parnamirim, na Câmara de Vereadores da cidade, neste último dia 27 de outubro de 2015.

          Um ato de uma natureza que empodera as crianças e dá, a elas, a oportunidade de expressão para a defesa das suas causas - como o Mestre fez, deixando que elas se coloquem, se aproximem.  

          Na tribuna da casa, no lugar dos vereadores, meninos e meninas dos centros infantis Maria Dilma, Lúcia Maria, Djanira da Mota e Joanita Arruda e de escolas que possuem educação infantil.  Elas fizeram seus pronunciamentos, do seu jeitinho, falando de seus livros preferidos, elogiando a sua biblioteca e sua mediadora de leitura, compartilhando textos, exalando poesia com a infância que há nelas.





          Na ocasião, Pedro Bandeira, o homenageado deste ato com o seu célebre livro “Mais Respeito, eu Sou Criança” - tornando-se o autor de Literatura Infanto juvenil que mais vende no Brasil e faz jus a homenagem - esteve presente, através de um vídeo especialmente preparado para o evento. 

          Sim.  A infância é um período curto e escritores como o especial Autor da Vida que vão nos ajudar a (re)encontrar a infância viva; e será a criança leitora que renovará a esperança dentro de cada adulto.




          Como tutores que somos - assim como Cristo foi - o projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” tem um projeto concreto para a infância: cumprir a lei 12.244, de 2010, implantando, nessas instituições, as bibliotecas escolares. E esta é, também, tarefa da poesia e dos poetas!  Porque necessário se faz preservar a infância em nós!  




Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato