Nota de Repúdio; biblioteca escolar queimada; Rio de Leitura

Nota de Repúdio

07:13:00Rio de Leitura

         O Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim, vem, de público, e formaliza nota de veemente repúdio à queima da Biblioteca Escolar Raimunda Basílio e dos demais espaços escolares, fato ocorrido no último sábado, dia 18 de dezembro de 2015.

          Cumpre, na Escola Osmundo Faria, a célebre frase do poeta Heinrich Heine, escrita em 1821: quando se queima livros acaba-se queimando pessoas.  Ferem-se os meninos e meninas leitoras do Bairro de Passagem de Areia, machucam-se os professores, chamuscam-se as emoções da gestora da escola Sandra Lima e de seu corpo pedagógico, e afogueiam-se as emoções das mediadoras de leitura Santana Oliveira e Joseane Chaves, responsáveis diretamente pelo espaço.


          A destruição de livros, no entanto, não é privilégio dos tempos modernos, mas um triste hábito há milênio de anos. E, ainda hoje, em países conservadores, o livro é um objeto perseguido e perigoso.  A pergunta é: ao atear fogo nas centenas de livros da biblioteca, os apagaremos da história da escola? Não! Apenas um gesto de violência simbólica para com a comunidade escolar do bairro, por isso, é preocupante não apenas pela ação, pelo fogo no objeto em si, mas por todo o significado por trás do ato. 


          Fica, aqui, registrado o lamento do projeto e o desejo que o fato seja investigado e levado às autoridades competentes para que estas possam tomar as providências cabíveis e impedir que esses grupos continuem agindo na cidade.


ùltima ação ocorrida com a obra de
 

P.S. A despeito disso, mediadores de leitura do polo 3 promovem uma rifa com o “Kit Férias”, iniciativa das mediadoras Francilene Nunes e Jaciana Sousa, com uma rede e alguns livros disponíveis para a leitura e, com o valor recebido, as estantes e expositores possam abrigar, novamente, os livros novamente vivos no início do ano letivo em 2016.  Conclamamos a todos os leitores à participação!

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato