Formação de mediadores de leitura; Rio de Leitura

Formação continuada do mediador de leitura: é aprendendo a ler que se lê melhor

18:15:00Rio de Leitura


          A formação continuada ofertada pelo Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” é uma ferramenta importante à disposição do mediador de leitura para que a máxima de fazer leitores possa vingar.  Atividades dialógicas de encontros com escritores, reflexivas, de formação teórica, e interativas foram alguns dos momentos oportunizados.   Vejam:

Mediadores de leitura puderam ouvir o depoimento do ex-lavrador potiguar que chegou a conquistar importante fatia no cenário editorial brasileiro e para além de nosso pais.  No dia 10 de julho de 2015, o editor José Xavier Cortez, esteve em uma "Roda de Conversa" com professores e alunos em Parnamirim.


 


Um tempo para as discussões teóricas sobre Gêneros Literários, e, também, para as inscrições do Seminário Prazer em Ler, aconteceu no Auditório da Universidade Potiguar no dia 22 de julho de 2015;


No dia 29 de julho de 2015, gestores, mediadores de leitura e coordenadores dos CMEIS de Parnamirim foram conferir, de perto, o trabalho desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe, na Praia do Meio:  uma das cinco escolas a serem premiadas no Concurso Escola de Leitores, do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, em parceria com o IDE.  Lá, uma formação sobre o cuidado com o espaço de leitura, o zelo com o tempo da leitura, o acervo escolhido e a importância do mediador de leitura.



O dia 19 de agosto de 2015 ficará na memória daqueles que estiveram presentes no Auditório Vinicius de Medeiros, e puderam ouvir um dos maiores escritores da atualidade: André Neves.  O escritor compartilhou contos e crônicas de sua vida, de Recife a Porto Alegre, passando por todos os prêmios que coleciona. 



A nona edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Instituto C&A, Secretaria Municipal de Educação de Natal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim e Secretaria de Estado de Educação e Cultura do RN, destacou o direito do ser humano à leitura, reunindo, novamente, crianças, escritores e educadores para discutir a promoção da leitura literária no Rio Grande do Norte.  O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), na capital potiguar e contou com escritores renomados como Luís Rufatto e Maurício Negro, e teóricos como a Profª Tania Rosing e Ana Santana.



Os mediadores de leitura discutiram, conheceram e debateram a Base Nacional Comum Curricular no dia 19 de novembro de 2015. Tivemos a oportunidade de dar sugestões, ideias, críticas e observações sobre o texto da Base na Biblioteca Monteiro Lobato, da Escola Eva Lúcia.




          Defendendo a necessidade da escola pública assumir o compromisso de proporcionar vivências cotidianas com a literatura, ainda tivemos um intercâmbio de formação na cidade de Acari, no dia 25 e 26 de setembro, a participação na CIENTEC, no dia 22 de outubro de 2015, no debate “Fortalecendo a Política Pública do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Sistema Nacional de Cultura”; o Lançamento do Livro "Diálogos em Defesa da Escola Pública” e celebração dos 10 anos do Instituto de Desenvolvimento da Educação, no dia 22 de outubro de 2015; a mesa-redonda: “Literatura e Quadrinhos”, na Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ), no dia 15 de outubro de 2015; dentre tantos outros eventos ligados à literatura.




P.S.: A formação mensal oportuniza o debate permanente entre aqueles que têm a missão de serem multiplicadores dessas ideias e ações junto às instituições que representam. Nesse sentido os avanços dos mediadores, são evidentes; realidade esta observada através do desempenho dos mesmos nas formações, socialização das experiências, nas leituras compartilhadas, nas oficinas e na participação e intervenções nas palestras ministradas, bem como nas ações desenvolvidas nas respectivas escolas, o que tem permitido a construção de uma nova mentalidade no que diz respeito à formação política dos educadores envolvidos.  Para ver as oportunidade do primeiro semestre de 2015, clique aqui.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato