O "Rio" para iniciantes e iniciados

13:42:00Rio de Leitura

          O texto antiquíssimo e com uma grande carga emotiva de Roseana Murray - "Duas Amigas" - abriu a formação dos novos integrantes do Projeto Rio de Leitura.  Uma narrativa delicada de uma relação duradoura de amizade.  

          O projeto entende a ideia da formação como um continuum, no qual a formação inicial é apenas a primeira fase de um longo e diferenciado processo de desenvolvimento profissional. Pois bem, pensando assim, o dia 15 de março de 2017 (nos turnos matutino e vespertino) - o Dia da Escola - foi dedicado à formação dos novos componentes do projeto: um tempo especial para a reflexão de como cativar os nossos leitores e como conceber os projetos de leitura de nossas instituições, para que os iniciantes possam se (re)afirmar no ofício de mediadores de leitura.  Um vínculo que pretende se estabelecer entre os mediadores, entre o professor e o livro, entre o profissional e o leitor, como amigos que são.





          Obras como “Roteiro de Leitura Pública”, do Instituto Ecofuturo, a legislação municipal, estadual e federal, e o próprio Projeto Rio de Leitura em uma rica discussão teórico-metodológica por segmentos também se deu; obviamente recheado por literatura. Um elo que se afirmam entre cúmplices.

          Que o conjunto da prática docente de nossos mediadores jamais fique comprometido pela falta de preparação acadêmica ou de respaldo institucional. O esforço do projeto sempre será para que todos tenham suficiente apoio e nossos afluentes fluam. 

         Não mais dois: são múltiplos amigos que se fazem.




P.S.:  A Escola Municipal Sadi Mendes terá a honra de receber a autora do livro "Duas Amigas", dia 8 de abril de 2017, por ocasião da inauguração da Biblioteca Escolar Roseana Murray. 

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato