Escola Brigadeiro Eduardo Gomes promove recital literário em lar de idosos

13:58:00Rio de Leitura

          Um pouco de poesia poderia ajudar a encarar o envelhecimento como um processo natural?  Amenizaria a solidão? 

          Os benefícios do recital “Na Batida do Coração” no Lar do Ancião Evangélico (LAE) foram além do entretenimento: pais, professores e alunos da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, integrados emocional e socialmente com os idosos abrigados.  O livro foi o objeto que aproximou e possibilitou a troca de afeto.  

           E, ao ler o “texto” silencioso, todos construíram o seu texto paralelo, ligado às suas experiências e vivências pessoais deste dia (12 de Maio de 2017), que se eternizará na memória de cada um e de todos que estavam presentes no bairro de Pirangi. 





          As dificuldades em um lugar como o LAE existem e permeiam o ambiente – tanto é que a comunidade escolar levou fraldas geriátricas e leite -, porém buscar um caminho alternativo para a satisfação das necessidades do idoso, apesar de árduo, é possível.  A Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, através da iniciativa da mediadora Maria José e Lúcia Silva, provou isso com a vontade, a intencionalidade da ação e o envolvimento de todos.


"Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir"

          A canção "Trem Bala", da compositora Ana Vilela, e poemas de Glácia Marillac, Socorro Fernandes, Clarice Lispector e tantos outros foram compartilhados em meio a um afeto que, certamente, perdurará.  É uma escola ministrando sobre ler e amar, ensinando que a beleza não está nos traços e sim nos laços.







P.S.: O LAE, Lar do Ancião evangélico, está localizado no bairro de Pirangi, em Natal/RN e foi fundado em 14 de outubro de 1984. Trata-se de uma instituição que atende idosos que estão em situação de risco social ou que a família não tinha condições de assisti-los. Atualmente, são 38 residentes, sendo 22 mulheres e 16 homens

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato