Rio de Leitura flui nos Centros Infantis

14:09:00Rio de Leitura

"Leitores públicos, menestréis ou mediadores de leitura,
 juntem suas vozes aos caminhos, para que os livros e as ideias circulem. 
No reino vegetal, a flor não dá um jeito de conseguir que 
suas sementes  viajem em busca de novos espaços? 
Será que a palavra também tem essa necessidade de se dispersar, 
ganhar distância da boca que a pronunciou?"

          O convite escrito por Marc Roger, leitor público francês, foi feito ao coordenador, gestor e mediador de leitura dos 6 (seis) CMEIs que possuem bibliotecas escolares do município de Parnamirim, neste último dia 24 de maio de 2017. E o invite ecoava: "Juntem suas vozes aos caminhos!"  Todos em um esforço conjunto que pode se traduzir em um potente impulso para termos escolas de leitores.




          Durante todo o dia, no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Dilma, atenderam ao chamamento, professores que se debruçaram em aprofundar conhecimentos sobre as possibilidades de leitura na educação infantil, enquanto instituição formadora de leitores, discutindo o fazer literário e a necessidade da promoção e valorização do objeto livro.  

          O convite foi embalado pela pequena leitora da escola Helen, de apenas 4 anos, que leu "A Pequena Maribel", de Léo Cunha, de forma quase que despretensiosa; sussurrado na dinâmica que foi realizada com poemas de Manoel Cavalcanti, Paulo Leminski, André Neves, Fernando Pessoa dentre outros; e endossado pelas várias experiências compartilhadas de todos, inclusive da coordenadora da Educação Infantil, Graça Santos, presente no evento.  Irrecusável solicitação de presença!



          
          A diferenciação entre o literário e o não-literário e as interfaces da mediação de leitura e da contação de histórias, dentre outros assuntos pertinentes foram abordados entre os participantes, tudo isso regado a textos de Ana Elisa Ribeiro (Livros, Bibliotecas e outros Paraísos), de Lygia Bojunga (Tchau) dentre outros. 

          No frescor de uma narrativa que estamos a construir, atendemos ao convite e chegamos, juntos, ao território das bibliotecas que se inauguram para crianças pequenas, até que outros se somem a nós, no caminho que estamos a cpnstruir.  

          Aqui todos se reconhecem como protagonistas dessa história que perdurará.  "Juntem suas vozes aos caminhos!

          
         

    

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato