Saberes, identidade e profissão dos mediadores de leitura

11:49:00Rio de Leitura

          Uma política de formação de leitores é um espiral permanente e deve enroscar práticas de leitura diversificadas, valorizando diferentes textos e escritores, em diferentes suportes.

          Mas se a condição de acesso aos livros é básica - e ela é, - não é suficiente.  A formação do professor é, juntamente com o acesso, condição para que se efetive uma proposta de leitura no âmbito da escola. Acreditando nessa premissa, foram muitas as oportunidades ofertadas neste primeiro semestre de 2017 aos mediadores de leitura de Parnamirim:

1.  Durante a Semana Pedagógica, os mediadores de leitura da cidade de Parnamirim, receberam, para uma viagem para fora do entorno habitual, a Caravana de Escritores Potiguares, no dia 22 de fevereiro de 2017.  E os entusiastas andejos deixaram, para mais de uma centena de professores, um rastro de beleza: cartas para Zila Mamede, crônicas de ararunas bordadas, memórias de estórias debaixo de gameleiras, bichos de Manuel Bandeira, experiências leitoras salinizadas por camarões, lendas de Cascudo, camarões e livros, muitos livros!  



2. O Dia da Escola - 15 de março - foi dedicado à formação dos novos componentes do projeto na Escola Ivanira Paisinho: um tempo especial para a reflexão de como cativar os nossos leitores e como conceber os projetos de leitura de nossas instituições, para que os iniciantes possam se (re)afirmar no ofício de mediadores de leitura.    

         

3. No dia 6 de abril de 2017, o Projeto Rio de Leitura teve a honra de receber o escritor nigeriano Sunny, através de uma parceria com a Paulinas Editora.  O escritor africano falou sobre a importância das histórias desde a mais tenra idade e passou técnicas de como apresentar as histórias, ressaltando a importância dos contos africanos;



4.  No dia 8 de abril de 2017, a Biblioteca Escolar Roseana Murray foi inaugurada, com a presença de sua patronesse, que pôde autografar livros e compartilhar um pouco de sua trajetória enquanto escritora de renome;



5.  Durante todo o dia 24 de maio, professores da Educação Infantil discutiram o fazer literário e a necessidade da promoção e valorização do objeto livro.  A diferenciação entre o literário e o não-literário e as interfaces da mediação de leitura e da contação de histórias, dentre outros assuntos pertinentes foram abordados entre os participantes, tudo isso regado a textos de Ana Elisa Ribeiro (Livros, Bibliotecas e outros Paraísos), de Lygia Bojunga (Tchau) dentre outros. 



6.  O Seminário "Literatura em Foco" reuniu professores especialistas de Língua Portuguesa, coordenadores pedagógicos e mediadores de leitura,  nos dias 30 e 31 de maio de 2017, no Teatro Municipal de Parnamirim.  A ideia era colocar em discussão a promoção da leitura literária por todos os atores da escola. O foco era o livro e, em cheque, obras de Andersen, Ítalo Calvino, Tzvetan Todorov, Bartolomeu Campos de Queirós, e, sobretudo, da escritora potiguar Salizete Freire, mais do que presente no encontro, acompanhada da percepção filosófica do assessor da Paulinas Editora, Alberto Gondim; 



7.  Atrair e fidelizar o público adolescente em torno do objeto livro: eis o desafio posto para os mediadores que atuam na modalidade do Fundamental ll.  Estas e outras provocações foram postas para mais de duas dezenas de professores que atuam com tal público, no último dia 07 de junho de 2017.  Na Biblioteca da Escola Augusto Severo, compartilhamos nossas dificuldades, traçamos planos e lemos crônicas de Carlos Fialho, um dos escritores que pretendemos receber durante o “Ação Leitura” no segundo semestre.


  
          Se se almeja estimular o professor a ser ele próprio um leitor, além de um formador de leitores competentes, é preciso fomentar o debate permanente sobre a leitura e fornecer subsídios para que esse debate e a prática da leitura se efetivem. É exatamente isso que temos realizado enquanto projeto.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato