11º Seminário Potiguar Prazer em Ler reúne escritores, especialistas e educadores em torno da formação de leitores no RN

11:49:00Rio de Leitura


          Ana Maria Machado, Elma Neves de Moraes e Fábio Monteiro participam desta edição, com foco nas políticas públicas de leitura e de bibliotecas.

           Escritores, ilustradores, especialistas e educadores têm encontro marcado nos dias 21 e 22 de setembro, em Natal, durante a 11ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler. Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), o evento tem como tema “Políticas Públicas de Leitura e de Bibliotecas: formação de leitores em questão” e conta com nomes nacionais da literatura infanto-juvenil, como Ana Maria Machado, Elma Neves de Moraes e Fábio Monteiro.

          A programação do Seminário é composta por palestras e debates dinâmicos, pensados para possibilitar trocas de conhecimento e diversidade de discussões, além de leituras públicas e sessões de autógrafos. O foco desta edição, que acontece das 8h às 18h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), Zona Oeste da capital, é o fortalecimento político da leitura, da literatura e das bibliotecas em território potiguar. 

          A 11ª edição do Prazer em Ler é fruto da sólida parceria entre o IDE e o Instituto C&A e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (Seec), da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim (Semec). As editoras Paulinas e Comunique também colaboram com o evento.

          A Diretora Executiva do IDE, educadora Maria Evania de Oliveira, explica que o Seminário vai contribuir para o debate sobre a leitura literária enquanto direito, mas também para provocar a tomada de decisões capazes de efetivá-lo no RN. “Um dos pontos que entrará em pauta é o cumprimento da Lei nº 12.244 no Estado. Estamos próximos do término do prazo fixado pela legislação e muitas instituições potiguares permanecem sem bibliotecas”, destaca ela.

          Integram a lista de participantes desta edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler: a escritora Ana Maria Machado, autora de mais de 100 livros e membro da Academia Brasileira de Letras; o escritor, ilustrador e contador de histórias pernambucano Luciano Pontes; o escritor Fábio Monteiro, vencedor do Prêmio Jabuti; a escritora e ilustradora Elma Neves de Moraes, que possui selo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); escritores, poetas, professores, jornalistas e atores potiguares.

           O Seminário

           Ao longo desses 11 anos, o Seminário Potiguar Prazer em Ler vem percorrendo uma exitosa trajetória ao garantir a educadores significativas contribuições no âmbito das discussões de políticas públicas e ao promover a interação dos participantes com escritores potiguares, nacionais e internacionais em torno de temas pertinentes.

          Nesse período, 123 municípios do RN já estiveram representados nos seminários, além das redes estadual e municipais de Natal e Parnamirim. Dentro da proposta de formação dos professores mediadores de leitura, o evento reuniu, nos últimos anos, um público de mais de seis mil educadores, para compartilhar experiências entre eles e também com grandes nomes da literatura.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato