ll Ato Literário "Mais Respeito, eu sou Criança"

14:14:00Rio de Leitura

“A escuta bonita é um bom colo para uma criança se assentar.” 

          O educador e escritor Rubem Alves pareceu bem traduzir o que aconteceu durante o ll Ato Literário “Mais Respeito, eu sou Criança”, no último dia 04 de outubro de 2017.

          Parece óbvio, mas os espaços de escuta e colo ainda são raros para as crianças. Sendo assim, o Projeto Rio de Leitura promoveu um espaço onde as crianças podiam expressar a sua capacidade opinativa, sabendo que seus desejos têm a mesma legitimidade que a de nós, adultos, e que ninguém se diminui quando acarinhado no colo.  Desde a recepção, à porta da Câmara de Vereadores de Parnamirim, leitores mais maduros eram convidados a acolher os pequenos leitores na escuta de textos literários.

          E, então, elas sentaram em nossos colos: versaram sobre suas bibliotecas - as que possuem e as que sonham -, sobre suas mediadoras de leitura, seus livros favoritos, sentadas no colo de Pedro Bandeira e Ninfa Parreiras, presentes no vídeo que prepararam especialmente para o evento.

          As crianças participantes ganharam lancheirinhas com o logotipo do projeto - no mês em que se celebra o Dia das Crianças e na data que antecede o Dia Nacional da Leitura -;e, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, levaram, para casa, livros. 




          Sim, disso já sabemos: a leitura precede a palavra escrita e não se faz necessário dominar o código linguístico para ter acesso à literatura.  

          Depois de um dia como esse que marca a história de Parnamirim, podemos assegurar que o manuseio do objeto livro desde a primeira infância é um aprendizado e uma entrada para o mundo literário. 

          Sejam bem vindas, crianças, ao colo da biblioteca!








P.S.  No dia 18 de outubro de 2017, todos estão convidados para colocar em prática, no CMEI Ivânia Soraia, o pedido dessas crianças, colocando uma criança no colo para ler para/com ela.



Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato