"Rio" promove Dia de Leitura no Colo

10:57:00Rio de Leitura

          Aconteceu no dia 18 do mês em que se celebra a Infância, o Mestre, a Leitura e a Biblioteca Escolar do ano de 2017.

          Todas as crianças matriculadas no Centro Infantil Ivânia Soraia – você leu isso mesmo: todas!  - puderam recuperar o contato com o que há de mais humano, nossa primeira referência de proteção, que é o colo, durante todo este dia.






         Estavam ali, envoltas em proteção, intimidade e conforto para o ato da leitura.  Professores, pais e voluntários se fizeram mediadores de leitura em braços arredondados para rechear este outro ser humano, ainda em formação.  A escola era toda luz,  com garrafinhas mimos e flores por todo o lado.  Lia-se em cada detalhe: A-F-E-T-O, escrito com as letras da gestora Elis Rejane. A estratégia - de antemão sabíamos - renderia satisfação na certa, e de graça, mas ainda assim fomos surpreendidos.

          E, na biblioteca, nas salas de aula, no pátio, no refeitório crianças da Educação Infantil puderam ser corsários, sapos, vilões, príncipes, rainhas, princesas, fadas, animais ou heróis medievais que podem 'salvar' o mundo do desastre.  






          Muitas mamães e papais, elos perfeitos entre o livro e os filhos estavam presentes e deram sua contribuição.  A vice-prefeita da cidade Elienai Cartaxo, a secretária de educação Francisca Henrique, e outras tantas autoridades, também, puderam ajudar na construção desta relação de amor e intimidade com os livros.  Ao final, todos saíram com um livro de presente para prosseguir na viagem.  Necessidades de beleza, de proximidade e de literatura sendo saciadas, pouco a pouco.

          Ler para uma criança em voz alta é uma dinâmica interativa e amorosa, mas requer disponibilidade, tempo, dedicação, comprometimento e paciência.  Requer amor!  E isso teve de sobra!







          
          O rio segue seu fluxo embalando de crianças pequenas, do berço ao colo, a adultos em boas histórias.

          Para cada escola uma biblioteca; para cada biblioteca um mediador com afeto; para cada criança, um colo. 

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato