Instituto Pró-Livro reconhece o Projeto Rio de Leitura como um dos dez melhores desenvolvidos no Brasil

09:39:00Rio de Leitura

          4 de Dezembro do ano de 2017.  Depois de sete anos de labuta, chega mais um reconhecimento a nível nacional: a segunda edição da premiação Retratos da Leitura, no UNIBES Cultural, em São Paulo, foi marcada por emoção e muitos projetos exitosos de incentivo à leitura de todas as regiões brasileiras.  Foram 300 projetos inscritos e 114 habilitados para concorrer ao Prêmio na Plataforma Pro-Livro.

          Mauricio de Sousa, um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras, subiu ao palco como patrono do Prêmio Retratos da Leitura. Em seu discurso, Mauricio ressaltou a importância de uma premiação que valoriza a leitura e desejou que os vencedores vissem o reconhecimento como um incentivo a mais para continuarem firmes em seus propósitos.  

          A Comissão de avaliadores que selecionou os finalistas foi formada por especialistas representando as categorias do Prêmio: Dolores Prades (Revista Emília – premiada 1ª edição), Iracema Santos do Nascimento (professora da Faculdade de Educação da USP, consultora do IPL e da Rede LEQT), Janine Durand (educadora e consultora em projetos de formação de leitores), Roberto Catelli (doutor em Educação pela USP, coordenador adjunto da ONG Ação Educativa), Alex Criado (doutor em Comunicação pela USP, professor de Jornalismo Literário), Volnei Canônica (Clube de Leitura Quindim) e Zoara Failla (Coordenadora do Prêmio).

          "Disseram que nossa condecoração seria um selo e eu, simplesmente, amei (ainda que não saiba exatamente do que se trata). Imaginei, em meus devaneios, uma estampa com uma efígie. Sei lá. Sei que este sinete autentica nosso ofício, quase real. Sei que volto à mesma pena pra continuar escrevendo essa missiva e com mais ardor por ser filatelista. Lembrando: não é uma fotografia nem uma self, somos um "Retrato da Leitura": é algo que narra nossa história - é a biografia encadernada de um rio que flui.", disse Angélica Vitalino, assessora do projeto.

          Luis Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro e do Instituto Pró-Livro., assegurou:  "A qualidade dos projetos inscritos mostra que estamos no caminho certo e reforça a missão do IPL de promover iniciativas que visam fomentar a leitura, difundir o livro e garantir a leitura a todos os brasileiros. Queremos com essas ações que o Prêmio IPL transcenda esse momento de festa e estimule a leitura dos 44% dos brasileiros que ainda não têm o hábito de ler. Valorizar quem se dedica a essa missão é fundamental para fortalecer e estimular outras iniciativas". 

          No dia 07 de dezembro, o selo foi entregue ao prefeito da cidade, o Exmo Srº Rosano Taveira, para deixar registrada a biografia digna de um projeto que ultrapassou gestões e permanece a fluir.  Nossa gratidão a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim por iniciar e dar prosseguimento com créditos ao trabalho com mediadores competentes e apaixonados pelo ofício.  


 


          O Projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" ficou entre as dez melhores bibliotecas públicas, no ano de 2012, na sétima edição do Prêmio VIVALEITURA (Uma iniciativa do Ministério da Cultura, da Biblioteca Nacional e do Ministério da Educação); e, em 2014, o Instituto Natura reconheceu, também, nossa aptidão, inserindo nosso pequeno rio no topo do ranking das cidades leitoras do Brasil, com o título de “Município Leitor”, junto a Sobral, no Ceará, e Atibaia, em São Paulo. O Prêmio "Retratos da Leitura" é nossa terceira premiação nacional.  Seguimos a fluir!

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato