Bibblioteca Escolar André Neves; inauguração de bibliotecas escolares; Rio de Leitura

Biblioteca Escolar André Neves é inaugurada

15:06:00Rio de Leitura

          No início, havia só palavras. A partir delas, nasceram ilustrações, que não apenas complementaram o texto, mas contaram eles próprios a narrativa, e coloriram, ainda mais, o texto.  Ou teria sido o contrário:  no início, havia só imagens?

          O que temos a certeza é que, para alegria dos nossos olhos e mentes, a cidade de Parnamirim hoje tem uma biblioteca escolar na Escola Edmo Pinheiro inaugurada com o nome de um dos maiores autores do mundo, o escritor e ilustrador André Neves.  O dia 18 de agosto de 2018 está marcado para sempre no calendário da cidade graças a parceria exitosa entre este projeto e a Paulinas Editora.         


          A solenidade, plena de imagens e verbos, anunciavam a importância de André, que passeou na emoção de Ananias e Sofia, Sebastiana e Severina e tantos outros personagens que saltaram dos seus livros e estavam vivazes na escola.  Entre os professores, estava a suave certeza de andarem juntos ali, escritor e leitor.  E a todos os presentes foi legível o empenho do corpo docente para este ato.






          Com palavras marcadas pelo acento típico de quem nasceu em Recife, repetiu o que este projeto tem, perseverantemente repisado: "A biblioteca é o coração de uma escola".  

          E recebeu presentes em forma de grafite, rendas de bilro, glacês de bolo, passos brincantes do pastoril: enlaces de amor. E foi coroado! Em troca, doou horas de seu tempo doando frases de afeto para professores, tirando fotos e compartilhando histórias com as crianças.  Histórias soltas presas no Edmo Pinheiro para sempre!





          O escritor que já coleciona tantos prêmios nacionais e no mundo, agora coliga amigos de Cajupiranga, através das vozes das mediadoras de leitura Laíse Nóbrega e Francisca de Assis e de todo o corpo docente da escola.  Ao fim da celebração, ficou claro nos corações em letras marcadas e imagens que nunca faltarão: eventuais calendários e os ponteiros dos relógios só dirão coisas vagas deste momento, mas nossos corações sabe muito bem.  No final, havia só afeição.








P.S.: André Neves é André Neves é considerado um pesquisador das ilustrações e reconhecido em todo o mundo na área. É vencedor do Jabuti 2003 Juvenil, e do Açorianos de Literatura em 2004, 2006 e 2009. Conquistou o Selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para Tom e Entre nuvens, recebeu o troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil da Revista Crescer e já integrou o Catálogo de Bolonha. Os livros Um pé de vento e Tom (texto e ilustrações) e Planeta Caiqueria, de Hermes Bernardi Jr (ilustrações de André), estão na relação do Elefante Letrado.


Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato