Chá de Letras; Rio de Leitura; Antônio Francisco

10º Chá de Letras homenageia o Poeta Antônio Francisco

13:16:00Rio de Leitura

          Reage você quando ouve a palavra "compromisso"?  Mas, o que quer dizer mesmo fazer esse trato, quando falamos em literatura? Quando uma escola é comprometida com a formação de leitores? Talvez a resposta se dê melhor com um exemplo palpável de professores que acreditam que a formação de um indivíduo letrado só acontecerá se ambientes favoráveis à aquisição de leituras estiverem a seu alcance. 

          Umas das surpresas mais agradáveis que podemos encontrar ao nos comprometer totalmente com algum projeto específico é que surgem forças e oportunidades que não houvéramos imaginado até então.

          Que alegria para a Escola Municipal Homero Dantas receber o "Novo Patativa do Assaré”: uma experiência estética de qualidade indiscutível com o poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor Antônio Francisco promovida por uma instituição que estabeleceu um pacto com o livro. A escola toda cheirava a flores do sertão, decorada com bicicletas, cactos e versos seus.  O homem simples, de grande sabedoria e inteligência linguística e dono de uma memória extraordinária esteve presente na décima edição do Chá de Letras e lá foi homenageado com a leitura extraordinária das crianças da Educação Infantil ao 5º ano.  


         

          Os chás, um a um, iam sendo servidos poeticamente a partir das obras de Antônio Francisco em canecas transbordantes de leitura, aromatizadas com versos que enaltecem o ato da escrita acompanhadas da Orquestra Sanfônica de Parnamirim, organizado por Renato Dantas.  Uma delícia só!

         Dez anos: há que se celebrar essas bodas!  Todos: protagonistas e coadjuvantes que estão e que já passaram por esta escola.  Uma tarde que jamais será esquecida, um chá de sabor inconfundível que nasceu das convicções que estão no caminho certo.  Avante!






A matéria publicada neste sítio eletrônico, no dia de hoje, é dedicada a professora mediadora de leitura Naide Mendes, que, em breve, se desvincula do seu vínculo profissional com sua aposentadoria.  Oxalá Naide tenha a consciência do tamanho da sua parcela de contribuição para o sucesso do Projeto Rio de Leitura. Parabéns pelo compromisso assumido nos melhores anos de sua juventude!



Você também pode gostar de

1 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato