Doutor Buti é tema de Festival Literário na Escola Enedina

12:45:00Rio de Leitura

          Foi o "Doutor Buti", ´personagem do livro publicado pelo escritor Francisco Martins, que prescreveu a ida ao evento literário no 'ambulatório' da Escola Municipal Enedina Eduardo do Nascimento, que estava toda ornada com cordéis pendurados do escritor homenageado e carapaças do protagonista réptil.  

          As crianças do 1º ao 5º ano leram dramatizando os textos do livro - que é o mais emprestado da biblioteca - e fizeram uma entrevista com o multiartista potiguar. Martins, por sua vez, fez uma performance com seus bonecos articulados para o público que também contava com pais do Bairro de Vale do Sol.  Trabalho elogiável de 'prevenção', 'diagnóstico' e 'cura' para não leitores realizado através das mediadoras de leitura Sulamita Sousa e Marineide Monteiro, junto aos professores da instituição.



          A Biblioteca Escolar Édila Medeiros, que celebra seu oitavo aniversário, aponta para um trabalho que, assim como os jabutis, move-se firme em direção a muitos outros anos por vir. Não se trata de um ofício este desempenhado pelo profissional mediador de leitura, mas uma atividade de vida imprescindível a ser desenvolvida na escola. Não figura em dicionários, nem nos manuais, mas pode - e deve - ser ensinado. Não está em extinção. Quando saírem do Enedina e esquecerem datas e nomes, poderão recordar a essência do trabalho sólido tecido por estes professores.  Feliz 2019! Saúde!





Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato