Rio de Leitura é reconhecido como um dos três melhores projetos de leitura do Brasil pelo IPL

00:32:00Rio de Leitura

          Um dos capítulos mais importantes – e bonitos – da literatura brasileira é o conto de Guimarães Rosa, "A Terceira Margem do Rio".  Não sei como, mas de alguma forma, esta obra se liga a nossa história.  Iniciado como um córrego, agora nosso rio tem águas caudalosas e tem chegado à 'terceira margem', expressão que muitos teóricos da literatura têm se esforçado para compreender.  

          Dia 10 de dezembro de 2018, com a presença de um dos maiores cartunistas do Brasil, Maurício de Sousa, o Projeto "Rio de Leitura" navega pela sua quinta premiação nacional em São Paulo: o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, criado e promovido pelo Instituto Pró-Livro, com o objetivo de reconhecer e valorizar organizações que investem e/ou promovem ações voltadas ao fomento à leitura. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim 
concorreu na categoria mais disputada: de Bibliotecas Públicas e Comunitária e vencemos como um dos três melhores projetos de formação de leitores do Brasil!   






          Águas da palavra divididas com romancistas, cordelistas, contistas, ensaístas, cronistas, dramaturgos, poetas sem fim sobem ao palco do Unibes conosco.   Assim como o conto, oscilamos entre estranhamento de Parnamirim estar entre os dez melhores do Brasil e a alegria do reconhecimento por tanto empenho desde o ano de 2010.

          No tropel do tempo, vem à memória o esforço de uma centena de profissionais que remam, com Guimarães, “rio abaixo, rio a fora, rio a dentro” neste espaço de narrativa delimitado por este curso de água divinal.  Uma bela história que faz lembrar que a formação de leitores nada mais é que uma construção.  E, neste horizonte de possibilidades ainda por vir, estamos todos a celebrar!


"Amo os grandes rios, pois são profundos como a alma do homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranquilos e escuros como os sofrimentos dos homens. Amo ainda mais uma coisa de nossos grandes rios: a eternidade. Sim, rio é uma palavra mágica para conjugar a eternidade."  Guimarães Rosa

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato