Ideb e leitura; audiência pública; Rio de leitura

Escolas de melhor Ideb apontam a leitura como um dos fatores para o sucesso escolar

15:04:00Rio de Leitura

          O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) colocou à disposição da sociedade um instrumento de análise do ensino no Brasil desde o ano de 2007 e a vereadora Vandilma Oliveira convidou as Escolas Rubens Lemos, Homero Dantas, Nossa Senhora da Guia, Brigadeiro Eduardo Gomes e Ivanira Paisinho para socializar que itens contribuiram para o sucesso do resultado na cidade de Parnamirim/RN.  Uma excelente reflexão na Câmara de Vereadores da cidade!

           E que maravilha é ver onde quer que a leitura apareça como competência trabalhada de forma sistemática e séria, o triunfo vai se manifestar no crescimento dos alunos.  Pesquisadores e pais, teóricos de renome e professores - todos estão certos: a leitura é uma salutar chave!  Na tarde do dia 26 de fevereiro de 2019, no apanhado de práticas tidas como pilares dos concretos resultados, a leitura despontou junto a biblioteca escolar como a prática fundamental.









          Logo na abertura, as crianças que leram textos de Diógenes da Cunha Lima, junto a professora Terezinha Martins já comprovavam a proficiência na leitura com um pequeno sarau com excertos do livro "Rio Pequeno de Grandes Histórias" produzido pela Escola Brigadeiro Eduardo Gomes. Na Escola Nossa Senhora da Guia (Ideb 7.1), a gestora ressaltou o projeto "Semeando leituras, colhendo leitores", que busca desenvolver potencialidades em diferentes obras e estilos literários. "Os alunos sempre se empolgam na biblioteca" - disse Mônica Alves. A pequena leitora Yasmim leu o poema drummondiano "Infância".




          Quem representou a Escola Municipal Maura de Morais foi a gestora Kelly que também frisou a participação da leitura no projeto escolar enquanto que a gestora do Rubens Lemos, trouxe o "Recreio Literário" como parte da rotina da escola e o projeto permanente de leitura literário desenvolvido.

          A Escola Ivanira Paisinho (6.0), que teve maior crescimento na rede escolar, representada pelo seu gestor Alcimar Miguel, fez menção ao "FestLivro" e ao "Restaurante Literário", levando sempre um escritor potiguar.  Aracelli Oliveira, representante da gestão da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes (5.6), explanou sobre o projeto "Pais criando Leitores" e inúmeros outros eventos ligados ao Livro. 




          A Escola Homero Dantas (5.4) emocionou a todos com a apresentação literária da gestora Maria da Piedade, que trouxe o poema "Tecendo a Manhã", de João Cabral de Melo Neto e do leitor Pedro César do 5°ano, com texto do poeta potiguar Antônio Francisco.

         O firme compromisso da gestão e do corpo docente, aliado a presença da família na escola e o sentimento de pertencimento ao bairro foram itens também citados nas apresentações das seis escolas.  


          É óbvio que são mais que números, mas os fortes indícios apontam que o trabalho desenvolvido do professor com a promoção da leitura com uma gestão que está para além da organização de livros feita pela biblioteca, é, sim, um fator de grande contribuição. Ainda são muitos os desafios a enfrentar, mas saber que temos um referencial de relevância em ação aponta-nos que estamos na direção certa.  Estes professores - junto a tantos outros representados - ganham mais que um incentivo financeiro de desempenho os atores dessas escolas, recebem nossos aplausos.






Você também pode gostar de

1 comentários

  1. Parabéns pelo bom desempenho que cada uma dessas escolas teve no Ideb. Com certeza as bibliotecas escolares tem contribuido muito para esse desempenho. A vereadora Vandilma esqueceu de convidar a Escola Cícero Melo que também teve sua pontuação no Ideb ou talvez não foi informada quanto ao nosso progresso.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato