Formação dá as boas vindas a novos integrantes do Rio de Leitura

07:30:00Rio de Leitura

          Para o Projeto Rio de Leitura, as formações ofertadas, desde o ano de 2010, com periodicidade mensal, são imprescindíveis para a constituição do professor como leitor.  São centenas e centenas de horas de vivências com a literatura em formas diversas.

          No início do ano letivo, estamos recebendo novos mediadores de leitura, e, como sempre, separamos um espaço - a Biblioteca da Escola Ivanira Paisinho - e um tempo - quarta-feira, dia 27 de fevereiro - para leitura em voz alta de bons textos de Cora Coralina, Roseana Murray, Graça Lima, o potiguar José Acaci entre outros, discussão sobre a história e os eixos do projeto, e a proposição tórica do "Roteiro de Leitura Pública, dentre outras demandas necessárias como, por exemplo, tocar livros nas suas várias texturas.

          Professora Ana Raquel, que chega a Escola Edmo Pinheiro, Deise Cristina, que aceita o desafio do Eulina Augusta, Cleison Aleixo e Maria Zilneide, que iniciam o trabalho no Raimunda Maria, Gilvânia Machado, que agora faz leitores do Ivanira Paisinho, Patrícia Torres, no Fundamental ll do Rubens Lemos são alguns dos que damos as boas vindas ao mundo da leitura.








"Os educadores são a voz que conta, a mão que abre portas e traça caminhos entre a alma dos textos e a alma dos leitores. “Seu trabalho com literatura (…) é risco e incerteza. Seu ofício privilegiado é, basicamente, ler. E seus textos de leitura, não são apenas os livros, mas também os leitores. Não se trata de um ofício, mas de uma atividade de vida. Não figura em dicionários, nem nos textos escolares, tampouco no manual de funções, mas pode ser ensinado. E essa atitude será o texto que os alunos irão ler. Quando saírem do colégio e esquecerem datas e nomes, poderão recordar a essência dessas conversas de vida que se teciam entre as linhas. No fundo, os livros são isto: conversas sobre a vida. E é urgente, sobretudo, aprender a conversar.”  

Yolanda Reyes, em seu livro "Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação"

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato