Meu Pé de Laranja Lima; adolescentes leitores; José Mauro de Vasconcelos

Francisco Martins e José Mauro de Vasconcelos a plantar adolescentes leitores

11:35:00Rio de Leitura

          Adolescentes de vários bairros de Parnamirim ascendendo fortes caules no clássico que traz a história tão fortemente autobiografada por José Mauro de Vasconcelos no projeto idealizado e capitaneado pelo escritor Francisco Martins.  

          Quem foi José Mauro de Vasconcelos? Quantos livros escreveu? Qual sua importância para a literatura brasileira e que ligações ele teve com o Rio Grande do Norte?Essas e outras perguntas serão respondidas aos aos alunos das Escolas Brigadeiro Eduardo Gomes e Sadi Mendes, em Nova Parnamirim, Eulina Augusta, em Nova Esperança, Silvino Bezerra, em Santa Tereza, Sadi Mendes, em Nova Parnamirim, Luís Maranhão, no Jockey Clube, Alzelina de Sena, em Rosa dos Ventos, Hélio Galvão, no Vale do Sol, Augusto Severo, no centro, Rubens Lemos, e, ainda, Josafá Machado e Manoel Machado, em Emaús.

          A metodologia do projeto acontecerá da seguinte maneira: Francisco Martins faz uma visita entregando os títulos do romance que dá nome ao projeto, uma vez que o pesquisador possui uma nobre coleção. Durante um bimestre, a mediadora realiza a leitura do clássico e trabalha a biografia do autor, assistindo, também, a obra adaptada para o cinema. Um bimestre depois, o escritor retorna à escola para a culminância o projeto com uma palestra sobre a vida e a obra de José Mauro de Vasconcelos e o plantio de um pé de laranja lima como um marco literário.  No dia 27 de fevereiro, foram distribuídas, para cada mediador, um exemplar do clássico para o início do projeto nas escolas acima listadas.

          A todos os adolescentes de nossas escolas municipais, desejamos resistência, firmeza, longevidade e equilíbrio, qualidades inerentes a um 'pé', a uma bela árvore. E que chova!



P.S.: Seguem fotos do projeto desenvolvido nas escolas por Francisco Martins no ano de 2018.






Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato