sábado, 16 de março de 2019

Escola Manoel Machado inaugura a Biblioteca Escolar Márcia Moreira

          Há tempos a Escola Municipal Manoel Machado queria eternizar sua biblioteca com a homenagem a uma professora.  Dessas que possuem uma força interminável de vida, munida de uma coragem certa.  Daquelas pessoas que, de tão sinceras e afetuosas, quase completa-nos em laços de família.  E assim foi: experiência comovente para todos.

          Em um grande esforço coletivo, no dia 16 de março de 2019, foi inaugurada a Biblioteca Escolar Márcia Moreira, professora com 33 anos de serviço que deixou marcas na história da educação de Parnamirim e nos alimenta, diariamente, com momentos delicados, sensíveis e divertidos

          O desejo inquietante das mediadoras de leitura junto a gestão e demais atores da docência se converteu em ações e os fez dar passos largos em busca da tão sonhada inauguração, em uma solenidade que fascinou o todo - com a presença de muitos amigos e familiares da patronesse - e fascinaram, também, nos detalhes, em rosetas de felina, tema tão admirado por Márcia.



          "Não esqueço como fui recebida por você. E esse testemunho não é só meu, mas de muitos colegas que foram assim recepcionados. Eu que nunca participei da inauguração de uma biblioteca, quero que esses alunos sejam marcados neste momento", explodiu, em emoção, a gestora da escola, Kátia Lanzillo

          "Eu, que fui uma das primeiras professoras dessa instituição e tenho essa escola nas minhas memórias, parabenizo esta escola pela escolha do nome, desta que iniciou sua carreira como alfabetizadora: Márcia Moreira. Pra uma biblioteca não há nome melhor", considerou a Secretária de Educação, Ana Lúcia Dantas

          "A literatura é uma forma poética de se viver, de estreitar celebrar laços de amizade", comemorou Dilza Magnólia, mediadora de leitura e integrante do corpo de amigas de Márcia.

          Em meio a emoção, a patronesse afirmou:  "Sempre procurei respostas nos livros. Antes de tudo, na Bíblia.  Então sempre tive uma história com a literatura.  Deus está cumprindo com todas as promessas que Ele fez na minha vida. Então, muito obrigada!"  

          E, na festa, não faltaram bons sentimentos com a presença de Lindiana Silva, ex-aluna da escola e voluntária como mediadora de leitura (tema da revista eletrônica Fantástico, veiculada pela Rede Globo de Televisão no dia 10 de março de fevereiro de 2019), dentre outros depoimentos espontâneos que trouxeram muitos sensíveis às lágrimas. 




         Outras autoridades da cidade também atestaram o poder de conquista que a patronesse tem: as vereadoras Vandilma de Oliveira, Kátia Pires, Nilda Cruz e Ana Michele estiverem presentes na celebração. Diante de ilustres escritores potiguares presentes como Ana Cláudia Trigueiro, Francisco Martins, Araceli Sobreira, Andreia Braz - que presentearam a biblioteca com obras autografadas - e do poeta José Acaci, um cordel brindou aos presentes com uma linda homenagem:

Certas pessoas no mundo
Nascem pra serem estrelas
Porque nos deixam felizes
Só pelo fato de vê-las
E mais felizes ainda
Pelo dom de conhecê-las.

Essas pessoas estrelas
Têm nelas uma energia
Que, através de um sorriso,
Aonde vai alumia,
Transformando guerra em paz,
E tristeza em alegria.

As tempestades sombrias
Se transformam em garoas,
E através de um sorriso
Nos ensinam coisas boas.
E Márcia, tenham certeza:
É uma dessas pessoas.

Ela é dessas pessoas
Que quando a gente conhece
Guarda na nossa memória
E faz a Deus uma prece
Pedindo que Ele dê
Tudo que ela merece.

E foi na força da prece
Que essa mulher tão querida
Conseguiu força e coragem
Para encontrar a saída
De um sombrio labirinto
Que surgiu na sua vida.

Não vou cavoucar ferida,
Vou falar de emoção.
Com tanto brilho nos olhos
E luz no seu coração
Muitos amigos chegaram
Pra lhe estender a mão.

Você não tirou na sena
E nem ganhou na loteca
Mas você está sorrindo
que nem menina sapeca.
Com o prêmio de ter seu nome 
Em uma biblioteca.

E quem lhe dá essa honra
É quem está ao seu lado
E aqui nesta escola
De nome Manoel Machado
O seu nome vai ficar
Para sempre eternizado.

E além desse legado
De amor e de sensatez
Vou terminar o cordel
Dizendo para vocês
Outra coisa muito grande
Que Márcia Moreira fez:
Foi você Marcia Moreira.
Mulher valente e gentil,
Com sua força de gigante
E seu sorriso é infantil
Quem instituiu a onça
Como símbolo do Brasil.

          Depois do ocorrido de hoje, os presentes puderam constatar que é território das emoções a biblioteca, uma vez que a literatura nos alimenta neste campo nos doando experiências como a do dia.  Exatamente no mês em que, convencionalmente, se enaltece a mulher em 'seu dia', e, sabendo que esta e o livro foram - e ainda são nalguns pontos do mundo - considerados perigosos, a Escola Manoel Machado faz jus à homenagem e celebra a mulher.









3 comentários:

  1. Muito merecida a homenagem para essa pessoa tão especial que é Marcia.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos da escada Manoel Machado e a bela guerreira Marcia pela homenagem merecida, pessoa muito especial, por quem eu tenho muito carinho! Deus abençoe a Márcia, biblioteca e a todos!

    ResponderExcluir
  3. .... parabéns a todos da "escola", desculpem o erro.

    ResponderExcluir