quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Intercâmbio Literário na varanda, no pátio, na vida do Homero Dantas e Costa e Silva

          O compartilhar leituras deve ser uma atividade permanente no dia a dia da escola e sempre com objetivos claros e definidos, como o Projeto Intercâmbio Literário, desenvolvido, atualmente, entre as equipes das Escolas Homero Dantas e Costa e Silva. Com periodicidade mensal, meninos e meninas dos bairros vizinhos se encontram para experimentar a literatura em sua dimensão socializadora.  

          E uma bela dinâmica de trocas que se cumpliciam trouxe textos da potiguar Paula Belmino, José de Castro e da Fadinha Lily - cujo aniversário foi celebrado no festival - e de outros tantos escritores como Pedro Bandeira e Fernando Paixão, no dia 13 de novembro de 2019.  A abertura da escola anfitriã, com o tema Poesia na Varanda, trouxe lágrimas aos leitores sensíveis presentes com alunos do 1º ao 5º ano abraçando e hasteando a obra de Sônia Junqueira, com a ternura de quem toma um berloque de grande valor (E não é?).
"Me arrebatou a poesia
trazida pelas palavras
abrigadas entre as páginas
do livro que alguém lia
e que deixou por ali:
mundo entrando pelos olhos,
enriqueceu minha vida."



         


          O compromisso com a formação de leitores das mediadoras de leitura Dilza Magnólia, Gracileide Oliveira e Lídia Helena Alves ganha um contorno certo e deixa de ser um agir solitário para se tornar a realização do trabalho conjunto de muitos outros corações disponíveis. Como uma varanda, sombreiam meninos e meninas que tem potencial para serem grandes leitores.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário