Formação do Rio de Leitura:oportunidades do segundo semestre de 2019
03:49:00Rio de Leitura É a Biblioteca Escolar o ambiente privilegiado para constituir, ampliar e refinar a competência leitora dos seus frequentadores: nisso cremos. Sendo assim, qualificar e legitimar cada vez mais o trabalho desenvolvido pelos mediadores de leitura é o foco de atuação da equipe do Projeto Parnamirim, um Rio que flui para o mar da Leitura. Foram muitas as oportunidades ofertadas no segundo semestre de 2019:
- O mês de julho, especificamente no dia 11, trouxemos a professora, mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e, também, poeta e mediadora de leitura Gilvânia Machado, para versar sobre a forma concisa e poética de origem japonesa - o “Haicai” - e, para a aula-palestra sobre o "Manoel de Barros", o doutorando em Literatura Comparada Felinto Antônio de Sousa, no Teatro Municipal de Parnamirim.
- A formação do dia 21 de agosto trouxe, em parceria com a Paulinas, a Doutora pela USP, Maria Alexandre de Oliveira, cuja dissertação abordou o tema "Leitura Prazer: Interação Participativa da Criança com a Literatura Infantil na Escola". O encontro objetivou contribuir com a formação continuada dos mediadores de Leitura para um maior desempenho em sua tarefa de fomentar a leitura e trouxe fontes bibliográficas como Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho e Eliana Yunes.
- Setembro: um mês que ficará marcado com tantas oportunidades que cada um dos possíveis escritores tem de partilhar com os outros a singularidade do seu texto.
- Dia 10 de Setembro, na Escola Municipal Edmo Pinheiro, uma oficina de literatura, em parceria com a Paulinas, com André Neves, o ilustrador de traço marcante e o escritor de esplêndidas histórias. Como mediador de leitura, ministrou sobre "Livros para a Infância" e, também, falou sobre o seu processo de criação, da ideia à concepção, para os leitores curiosos.
- Dia 18 de Setembro, uma oficina com Luciano Pontes, em parceria com o SESC-RN. "Oficina Narrativa Visual – Caminhos da Leitura" trouxe-nos reflexões sobre a o processo de produção, criação e mediação com as narrativas visuais na literatura para infância, em especial o livro de imagens. Um festival de imagens enriquecedoras e inesperadas: riqueza, cores, diversidade e sutileza de traços que, somados ao texto, ampliam ao máximo o universo de significação do livro como um todo.
- 16°. Dia 30 de Outubro de 2019, fechamos nosso ciclo de formação com Gloria Kirinus, que dissertou sobre suas experiências enquanto doutora e avó. A escritora peruana brindou a todos com reflexões sobre a importância da poesia na escola e tantos outros textos literários, escritas e criatividade.
0 comentários