Parnamirim reconhecida no livro Retratos da Leitura no Brasil
03:43:00Rio de LeituraA declaração é de 15 de agosto de 1876, mas, infelizmente, o retrato descrito por Machado de Assis não fica muito longe da realidade que vivemos agora. Hoje, mais de um século depois da fala do escritor, 92% da população não é considerada proficiente na leitura e na escrita tanto de textos como de tabelas e gráficos. Os dados são da pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgada no início de 2016.
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, entrevistou mais de 5.000 pessoas para entender melhor os hábitos de leitura da nossa população. Entre muitos achados, os pesquisadores descobriram que 84 milhões de brasileiros (somos pouco mais de 200 milhões) não completaram ou nem começam um livro nos três meses anteriores às perguntas. Ou seja, lemos pouco.
A quarta edição do livro Retratos da Leitura no Brasil, promovido pelo Instituto Pró-Livro, é o maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor dos brasileiros. Tem sido uma ferramenta imprescindível no dia dia a dia de escolas, universidades, bibliotecas, governos, ONGs, editoras e livrarias. O que há de mais impressionante nisso é que o Projeto Rio de Leitura é citado por Volnei Canônica, ex-diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do MinC, no capítulo 4 "A Biblioteca, um Barulho de dentro para fora". Que alegria pelo reconhecimento! Junto às Secretarias de Educação do Rio de Janeiro e São Paulo, Parnamirim é nomeada pelo seu "trabalho contínuo de formação de professores" que atuam nas bibliotecas. Comemoramos!
Vale a pena a leitura da obra! Para acessar o livro em PDF acesse prolivro.org.br
0 comentários