Ô de casa: videoconferência reúne os mediadores de leitura de Parnamirim

13:25:00Rio de Leitura

          "Sou de um tempo em que as pessoas batiam palmas no portão. As casas eram aplaudidas”.  Carpinejar.


          Nossa rede educacional segue com as aulas suspensas e, então, foi necessário virar a chave do mundo da biblioteca escolar para o universo digital. Produzimos vídeos reinventando(-se) de forma que continuamos a garantir a interação de nossos leitores com as práticas de leitura.  Hoje, dia 7 de 7 de 2020, pedimos licença para adentrar e aplaudir na casa de quase cinquenta mediadores de leitura de Parnamirim.  Com igual reverência, todos responderam: "Pode entrar, que a casa é também sua!"

          Como sugere o Plano Orientador das Ações para a nossa reorganização publicado no Diário Oficial de Parnamirim do dia 20 de Junho de 2020, agora vamos alcançar a todos com atividades escritas: ninguém pode ser excluído da arte, sobretudo nestes tempos. 

          Privilegiando sempre a qualidade literária e respeitando os interesses mais genuínos da idade, sugerimos alguns experimentos do "Baú de Ideias para Escrever", publicado pelo Instituto Ecofuturo em nossa videoconferência. 

          As ideias devem instigar o imaginário, o uso criativo da Língua, o autoconhecimento,  a construção da voz pessoal, a passagem inexorável do tempo em tempos de pandemia, sem a necessidade de informações mensuráveis. É para, no papel, e a partir do aconchego das suas casas, compartilhar impressões, sentimentos, dúvidas e experiências de cada leitor, do Fundamental l até a Educação de Jovens e Adultos.

          Algumas ideias compartilhadas foram o recorte de um artigo curtinho de jornal ou revista on line e a escrita de um poema baseado nele; a escolha de um personagem e a escrita de uma narrativa; provocações como "Hoje é um dia importantíssimo. Invente um motivo" ou "Se você fosse um viajante do passado ou do futuro visitando o presente, como escreveria um relatório contando o que vê neste momento? Tudo isso sem uniformes, sem toques de entrada ou saída: em casa.

          Outras inspirações seriam pegar um livro qualquer (sempre, obviamente, deixando claro qual a fonte bibliográfica em que foi pesquisado o texto), copiar a última frase e usá-la para começar uma história. A partir de clássicos como "Os 12 trabalhos de Hércules" (faz-se necessário enviar trechos da obra), escrever a lista dos seus 12 trabalhos (as doze pelejas mais complicadas que você precisa dar jeito de fazer em sua vida) são outros exemplos para este fluir da vida.

          Também um tempo especial para, mais do que nunca, priorizar a fantasia, que é uma necessidade humana. Ao final, nos aplaudimos com um sorriso generoso e afetuoso, como que fora um abraço. 




Para acessar o material do Instituto Ecofuturo, clique aqui!

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Olá!! Pode entrar!!
    Obrigada por trazer a alegria, o conhecimento, as lembranças e o apoio amigo para minha casa!! Nossa reunião virtual foi muito agradável!! Quando quiser voltar, a casa é sua!! 🤗

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato